Como aproveitar bem as marchas
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Como aproveitar bem as marchas
(Matéria retirada do site notícias automotivas)
"Além do uso normal e rotineiro do câmbio manual de nossos carros, existem algumas dicas para tirarmos o máximo deste componente, que pode servir para mais do que imaginamos. Veja as dicas:
Reduzir marcha para ajudar os freios
Ter o hábito de usar o câmbio para reduzir a velocidade do carro ajuda a conservar o sistema de freios, dando menos desgaste para discos, pastilhas e tambores. Essa redução deve ser feita suavemente, no entanto. Reduza uma marcha e veja se a rotação do motor não sobe muito. Se não, pode ser que seja possível reduzir mais uma.
Acelerar na redução
Acelerar um pouco antes de soltar a embreagem ao se reduzir uma marcha faz com que a rotação do motor fique mais compatível com a velocidade do carro, ajudando a ocasionar menos trancos.
Saindo em segunda
Quando tiramos o carro de sua imobilidade em uma descida, a velocidade maior nos permite que saiamos em segunda. Quando estamos em um piso com pouca aderência, isto também pode ser feito, evitando que as rodas girem em falso.
Trocas econômicas e trocas esportivas
Temos estes dois tipos de trocas de marcha para deixar claro que não existe um ponto ideal para fazer a troca. Podemos trocar as marchas na faixa das 3.000 rotações, mas se quisermos enfatizar economia ou esportividade, existem outras faixas. Para economizar combustível, troque as marchas perto das 2.000 rotações. Para esportividade, procure saber em qual rotação o motor de seu carro atinge a potência máxima. Troque as marchas exatamente neste ponto.
Carro potente pode saltar marcha
Se seu carro tem motor de grande cilindrada e apenas duas válvulas por cilindro, é bem provável que ele entregue todo o torque em uma rotação bem baixa. Sendo assim, passar da primeira para a terceira e depois para a quinta pode ter um bom efeito sobre a economia de combustível. O esquema de segunda para quarta também pode ser feito.
Controlando a velocidade em descida
Assim como usamos uma marcha menor para ajudar os freios, fazer isso pode ser útil na hora de controlar o carro em uma descida. Quem vai de São Paulo para Santos pode perceber isso na prática, pois ficar segurando o carro o tempo todo com o freio produz superaquecimento e aquele cheiro de queimado.
Abraços!
"Além do uso normal e rotineiro do câmbio manual de nossos carros, existem algumas dicas para tirarmos o máximo deste componente, que pode servir para mais do que imaginamos. Veja as dicas:
Reduzir marcha para ajudar os freios
Ter o hábito de usar o câmbio para reduzir a velocidade do carro ajuda a conservar o sistema de freios, dando menos desgaste para discos, pastilhas e tambores. Essa redução deve ser feita suavemente, no entanto. Reduza uma marcha e veja se a rotação do motor não sobe muito. Se não, pode ser que seja possível reduzir mais uma.
Acelerar na redução
Acelerar um pouco antes de soltar a embreagem ao se reduzir uma marcha faz com que a rotação do motor fique mais compatível com a velocidade do carro, ajudando a ocasionar menos trancos.
Saindo em segunda
Quando tiramos o carro de sua imobilidade em uma descida, a velocidade maior nos permite que saiamos em segunda. Quando estamos em um piso com pouca aderência, isto também pode ser feito, evitando que as rodas girem em falso.
Trocas econômicas e trocas esportivas
Temos estes dois tipos de trocas de marcha para deixar claro que não existe um ponto ideal para fazer a troca. Podemos trocar as marchas na faixa das 3.000 rotações, mas se quisermos enfatizar economia ou esportividade, existem outras faixas. Para economizar combustível, troque as marchas perto das 2.000 rotações. Para esportividade, procure saber em qual rotação o motor de seu carro atinge a potência máxima. Troque as marchas exatamente neste ponto.
Carro potente pode saltar marcha
Se seu carro tem motor de grande cilindrada e apenas duas válvulas por cilindro, é bem provável que ele entregue todo o torque em uma rotação bem baixa. Sendo assim, passar da primeira para a terceira e depois para a quinta pode ter um bom efeito sobre a economia de combustível. O esquema de segunda para quarta também pode ser feito.
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Assim como usamos uma marcha menor para ajudar os freios, fazer isso pode ser útil na hora de controlar o carro em uma descida. Quem vai de São Paulo para Santos pode perceber isso na prática, pois ficar segurando o carro o tempo todo com o freio produz superaquecimento e aquele cheiro de queimado.
Abraços!
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